Ajude-nos!
Administrar a Igreja Evangélica Santo dos Santos é um trabalho muito intenso e abençoado.
Porém, não deixa de ser complicado e difícil, temos contas e compromissos como em qualquer outro trabalho. Por isso pedimos que colabore com R$ 10,00 ou mais se puder.
quarta-feira, 18 de maio de 2016
Lugar Sagrado
Jovens invadem e depredam aquele que deveria ser o mais sagrado dos lugares.
Não é uma igreja, não é um palácio, não é um estádio, é uma escola.
Escolas são lugares sagrados, não no sentido divino ou religioso, mas compreendido como um lugar a ser venerado porque ali se busca o saber, o conhecimento. É ali que se exercita a razão, nossa única ferramenta para a preservação da vida.
Escola não é lugar onde se produz e difunde dogmas, como uma igreja; não é lugar onde se possa produzir coerção, como num palácio; não é lugar para se deixar mover pela paixão, como num estádio.
Escola é lugar para a descoberta da verdade. Não é um lugar para se aprender a obedecer os outros, é um lugar para se aprender a usar a razão, para se aprender a conhecer a realidade, aprender a lógica, descobrir a natureza.
Escola não é um lugar de doutrinação, de catequese, de cooptação, de arrebatamento.
Escola é um lugar para se construir mentes livres e independentes, capazes de gerar valor com base no entendimento.
Entendimento de como as coisas funcionam e como se pode cooperar para aprimorá-las.
Escolas, igrejas, palácios e estádios são lugares simbólicos, cada um com o seu significado.
Todos podem abrigar pessoas com boas ou más intenções. No entanto, não há lugar onde a ação humana terá maior e mais duradoura repercussão do que numa escola.
É ali que se investe no futuro, é ali que se constrói, quase que irreversivelmente, a próxima geração.
Escolas deveriam ser mantidas, pedagógica, operacional e financeiramente, como as mentes de seus frequentadores, livres e independentes, longe dos dogmas, longe da coerção, longe das paixões.
(Roberto Rachewsky - Artigo publicado em 17/05/2016) -puggina.org/artigo/outrosAutores/lugar-sagrado/7897
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário